Connect with us

Telemedicina nos Estados e Municípios

Telemedicina: parceria busca aproximar pacientes e médicos através da tecnologia

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) faz parte de uma parceria que busca fornecer suporte diagnóstico e terapêutico em regiões que necessitam de atendimento especializado por meio da telemedicina. Trata-se do projeto Telesaúde, criado para aproximar médicos e pacientes através da tecnologia, agilizando a entrega de laudos, análise de exames e ampliando os diagnósticos. O projeto foi desenvolvido em colaboração com o Ministério da Saúde (MS) e em parceria com o Hospital Albert Einstein.

No Amapá, o objetivo é proporcionar teleconsultorias em sete áreas médicas: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Incialmente, a ideia é atender os municípios de Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Porto Grande, além das aldeias alcançadas pelo Distrito Sanitário Indígena/Amapá e Norte do Pará (Dsei).

Para cidades que atualmente não possuem essas especialidades, o Telesaúde será essencial para abranger os casos que ainda não tiveram acompanhamento médico. Além disso, a consulta à distância é uma opção mais segura para pacientes e profissionais de saúde em um período de pandemia de covid-19.

“A parceria com o Hospital Albert Einstein traz grandes benefícios para os municípios contemplados, principalmente por conta das demandas de consultas especializadas que estão reprimidas devido à pandemia e que poderão ser solucionadas através dessa parceria“, informou a gerente de Atenção Primária à Saúde, Nilma Pureza.

Fonte: Diário do Amapá

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *