Connect with us

Telemedicina nos Estados e Municípios

Telemedicina, a modalidade da medicina mais viável na pandemia

A pandemia causada pelo novo coronavírus gerou uma série de mudanças drásticas no mundo. Além de alterações em protocolos e serviços de atendimento, pequenos gestos, como beijos e abraços, precisaram ser deixados de lado nesse novo período, a fim de respeitar as medidas de distanciamento social.

Com o mesmo objetivo de evitar aglomerações e diminuir os casos de contágio, o atendimento médico também passou por transformações. Visitas aos hospitais para consultas foram cessadas temporariamente, tornando o ambiente hospitalar cada vez mais focado no tratamento da COVID-19.

Assim, para continuar suprindo as necessidades da população, o Conselho Federal de Medicina regulamentou a prática da telemedicina em março de 2020, permitindo que algumas especialidades realizem o atendimento online durante todo o período de combate à pandemia.

Vantagens e desvantagens da telemedicina

De acordo com o especialista, quadros considerados leves podem ser diagnosticados e tratados à distância. Caso seja preciso, o médico também pode realizar a análise de resultados de exames via telechamada, trazendo, mais uma vez, facilidade do acesso ao paciente – principalmente àqueles que possuem dificuldade no deslocamento até o consultório.

Entre as desvantagens do método, entretanto, Gilberto conta que a falta de contato pessoal pode afetar a relação médico-paciente. Como a telemedicina exclui o exame físico, a avaliação do quadro não pode ser feita de forma completa, o que pode gerar certos riscos.

Cuidados no teleatendimento

Nem todos os quadros médicos podem ser atendidos de forma remota. Complicações de saúde crônicas ou ferimentos, por exemplo, necessitam avaliação física. Nessas situações, é recomendado que o paciente se dirija ao consultório, seguindo todas as regras de higiene e proteção, como o uso de máscaras e a lavagem correta das mãos.

Fonte: Minha Vida

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *