Connect with us

Aplicativos

Secretaria de Estado de Saúde realiza projeto piloto de nova funcionalidade do aplicativo “Saúde Digital MG Covid-19”

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou um projeto piloto em Barbacena, de uma nova funcionalidade do aplicativo “Saúde Digital MG Covid-19”.

O app, que foi lançado no ano passado, é gratuito e disponibilizado a qualquer pessoa que mora em Minas Gerais. O usuário tem acesso ao serviço de telemedicina, atendimento psicológico e acompanhamento com enfermeiros, caso tenha sintomas e/ou suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus, sem sair de casa.

Para o Assessor-Chefe de Parcerias em Saúde da SES-MG, Gian Gabriel Guglielmelli, o serviço é uma importante ferramenta de enfrentamento à pandemia de covid-19. “O aplicativo foi lançado no ano passado com objetivo de aliviar a pressão sobre as unidades do sistema de Saúde para atender os casos mais graves. Em especial neste momento de onda roxa, onde é proibida a circulação de pessoas com sintomas de gripe, é muito importante que a sociedade mineira possa contar com um aplicativo que permite que você realize uma consulta médica por meio do celular, sem precisar sair da sua casa”, reforça.

Com a Campanha de Vacinação contra à Covid-19 em andamento, o aplicativo agora realiza testes para futuramente oferecer uma nova funcionalidade, relacionada ao cadastro e agendamento para realização de vacinas. A partir de dados e informações disponibilizadas pelo município e pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização, o aplicativo informará aos usuários cadastrados se ele já está apto a receber o imunizante, bem como os locais, horários e datas disponíveis para a vacinação.

Com esta funcionalidade, a SES-MG pretende apoiar os municípios na Campanha de Vacinação Covid-19, ao permitir, por meio do Saúde Digital MG, que o cidadão escolha o dia e horário que for mais conveniente para a vacinação. Ainda, espera-se que a funcionalidade evite a formação de aglomerações durante a vacinação, e também auxilie no planejamento da distribuição das doses nos pontos de vacinação.

O projeto está ainda em fase piloto em Barbacena, ou seja, são testes feitos pela SES-MG, e foi acompanhado de perto pelo Assessor-Chefe de Parcerias da SES-MG, que na oportunidade, orientou aos motoristas que estavam acompanhando os idosos na vacinação do Drive-Thru a baixarem e utilizarem o aplicativo e acompanhar de perto a sua aplicabilidade.

Para utilizar as funcionalidades já disponíveis no aplicativo, basta pesquisar “Saúde Digital MG” na Play Store ou App Store

Fonte: Prefeitura Municipal de Barbacena

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *