Connect with us

Uncategorized

Robôs de telepresença ajudam na medicina

A revolução está acontecendo bem diante dos nossos olhos durante a pandemia: os robôs de telepresença estão trabalhando a serventia da medicina. A adoção da robótica já vem crescendo em alguns setores no Brasil e no mundo , mas com a chegada do coronavírus, viu-se um grande benefício dessa tecnologia na área médica.

Robôs ajudam meio a pandemia

O grande intuito é minimizar ao máximo o contato entre humanos e evitar a disseminação rápida do coronavírus.

Especialistas recomendam que o distanciamento social ainda seja mantido mesmo após o fim da quarentena, isso significa que a adoção dos robôs de telepresença ainda terá utilidade nos hospitais.

Robôs para Telemedicina no Brasil

E não é só em terras estrangeiras que essa tecnologia está sendo usada.

Em 16 de abril deste ano, o governo sancionou a Lei 13.989/20, que permite o uso de tecnologias de telemedicina para atendimento médico.

No Hospital das Clínicas, em Ribeirão Preto, um robô já está sendo usado para ajudar em vários atendimentos.

Depois de muitos médicos precisarem ser afastados por contaminação, os robôs foram a solução para manter o contato entre médicos e pacientes sem maiores riscos.

O uso dos Robôs para Telemedicina permanecerá no futuro? 

Evitar a contaminação pelo Coronavírus não é a única vantagem do uso de robôs de telepresença em benefício da medicina.

Mesmo após a pandemia, os robôs deverão ser usados nos hospitais para consultas remotas, permitindo que médicos especialistas de outras localidades auxiliem em casos complicados.

A possibilidade de realizar rounds em beira de leito remotamente com os robôs vai agilizar os atendimentos por médico plantonistas, que poderão fazer o atendimento de qualquer lugar, favorecendo uma desospitalização mais rápida.

Fonte: wishbox

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *