Connect with us

Telemedicina nos Estados e Municípios

Prefeitura de Belém oferece serviço de telemedicina

A telemedicina tornou possível a transmissão e o compartilhamento de informações médicas a qualquer distância, de forma segura e confiável durante o atendimento. O serviço pode ser encontrado em hospitais, clínicas, consultórios e ambulâncias.

Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), órgão da Prefeitura de Belém, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), passou a oferecer aos usuários, o Sistema de Atendimento Médico a Distância, através da internet. Em um cenário pandêmico, a plataforma tem sido ideal para manter os cuidados com a saúde por meio dos atendimentos on-line.

Método – O sistema permite que os pacientes acessem um link onde o usuário solicita o atendimento, realiza a sua identificação, descreve os sintomas da doença, a data de início dos sintomas, o histórico de doenças pregressas e todas as informações que deseja apresentar.

Segundo a diretora do Departamento de Ações em Saúde (DEAS) da Sesma, Rosângela Monteiro, os médicos cadastrados no sistema acessam e recebem a lista dos pacientes para serem atendidos. “Estes pacientes são ordenados segundo critérios de tempo de doença, idade e gravidade dos sintomas. O médico realiza a análise das informações e prepara as orientações gerais, o tratamento medicamentoso e os encaminhamentos que se fizerem necessários para enviar ao paciente, que pode acessar a recomendação médica e, se tiver necessidade de mais esclarecimentos, retornar ao acesso para ser atendido sempre pelo mesmo profissional”, explica.

Durante o atendimento, se o paciente ainda tiver dúvidas na hora do atendimento, ele tem ainda o adicional de fazer um contato via whatsapp ou chamadas de vídeo para esclarecer seu histórico clínico.

A psicóloga Fernanda Rocha, 37, buscou o serviço por indicação de uma amiga, pois buscava mais esclarecimentos sobre o diagnóstico de Covid-19. “Foi muito simples, muito útil e considero uma ferramenta preciosa para os dias de hoje. Fiquei muito satisfeita. A médica ainda me acompanha até hoje e posso dizer que o serviço foi muito satisfatório”.

Para Rosângela, a estratégia é, sobretudo, favorável neste cenário de pandemia para o atendimento dos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. “Estamos travando uma guerra contra um vírus e a telemedicina traz vantagens como a facilidade do acesso da população ao atendimento à saúde, que está desarmada, ainda sem vacina. Portanto, o acesso a informações sobre a saúde é fundamental. O usuário não precisa esperar muitos dias pelo atendimento, pois o acesso à consulta médica online é naquele momento”, destacou. Os médicos atuam em turnos das 8h às 12h, das 14h às 18h, e das 18h às 21h. “A população só tem a ganhar em termos de ampliação e rapidez do acesso e resolutividade”, complementou a diretora.

O serviço ainda disponibiliza receita médica certificada e solicitação de exames. Para utilizar basta acessar: sistemas.belem.pa.gov.br/rbe-teleatendimento 

Fonte: Prefeitura de Belém

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *