Connect with us

Coronavírus

Hupe inova com primeira enfermaria de cuidados especiais à reabilitação de pacientes pós-Covid

O que acontece depois que um paciente internado com Covid-19 testa negativo? Em geral, quem acabou de enfrentar a doença quer receber alta e ir para casa. Mas muitos apresentam um quadro clínico que requer uma atenção especial em prol de uma simples palavra: reabilitação. Atento a esta frágil etapa do combate à enfermidade, o Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe) foi o primeiro da rede pública do Rio de Janeiro a criar enfermarias Pós-Covid-19, que hoje já somam 29 leitos.

O objetivo é atender pacientes que ficaram internados em CTI e que, após o tratamento, mesmo sem a presença do vírus, não têm condições clínicas ou mesmo estruturais para retornarem a suas casas.

A ideia surgiu em maio, quando foi aberta a primeira enfermaria com 13 leitos. A iniciativa foi tão positiva que, na segunda semana de junho, o hospital destinou mais 16 leitos para o atendimento. A enfermeira Ana Paula Motta, chefe da Seção de Enfermagem 313/314 Pós-Covid, enfatiza que o espaço é fundamental para a reinserção destas pessoas na rotina social.

Leia a íntegra: https://bityli.com/NDiC5

Fonte: Diretoria de Comunicação da UERJ