Connect with us

Telemedicina nos Estados e Municípios

Em tempos de pandemia, Saúde oferece serviço de telemedicina à população de Itanhaém

A Prefeitura de Itanhaém começa a usar o serviço de telemedicina, que oferece atendimento médico a distância às pessoas que desejam tirar dúvidas sobre o coronavírus ou apresentam sintomas respiratórios. O paciente em isolamento domiciliar conversará com o médico de plantão por meio de videoconsultas, já que o confinamento é recomendado para evitar a propagação da Covid-19.

O serviço será ofertado após triagem pela central de atendimento da Secretaria de Saúde e notificações de pacientes que apresentam quadro gripal e foram atendidos em uma das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Detectada a suspeita do caso, uma equipe da saúde fará o monitoramento no período da quarentena (14 dias após o início dos sintomas).

Antes de receber a confirmação do pré-agendamento por mensagem pelo WhatsApp, o paciente passará por avaliação de uma equipe multiprofissional (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas e médico) que responderá perguntas referentes aos sintomas, contaminação, maneiras de frear o contágio, tratamento, quando procurar uma Unidade de Saúde da Família (USFs) e hábitos de higiene. O canal de comunicação está aberto para a população de segunda a sexta, inclusive aos feriados, das 8 às 17 horas, somente pelo telefone (13) 3421-4413.

A medida foi implantada para contribuir para que a assistência à saúde pudesse ser mantida de forma segura. “A telemedicina não substituirá a consulta presencial, principalmente nos casos moderados e graves, mas contribuirá de maneira importante no monitoramento dos pacientes em isolamento”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Fábio Crivellari Miranda.

Fonte: Prefeitura de Itanhaém

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *