Connect with us

Coronavírus

Covid-19: pesquisas da Fiocruz vão mapear hábitos da população brasileira durante o isolamento

Duas pesquisas estão mapeando como a pandemia tem afetado os hábitos da população brasileira. Com abordagem e métodos diferentes — que são importantes para que as análises sobre determinado tema possam ser observadas com complexidade e de formas complementares — ambas buscam investigar o impacto do isolamento social e das mudanças em decorrência da crise sanitária no comportamento dos brasileiros. Para, com isso, monitorar e propor ações de prevenção e de promoção à saúde.

A ConVid-Pesquisa de Comportamentos usa o procedimento de “amostragem em cadeia” para convidar pessoas de diferentes idades, escolaridades e níveis sócio econômicos a preencherem um questionário online. Seu objetivo é descrever as mudanças nos estilos de vida, nas atividades de rotina, na situação de trabalho e nos cuidados à saúde, avaliando o estado de ânimo dos brasileiros no período de isolamento social. Está sendo realizada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas.

“Os resultados deste estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão do impacto da quarentena sobre a saúde dos brasileiros. Assim, pode orientar ações públicas que minimizem os efeitos adversos provocados pelo isolamento social prolongado”, define a pesquisadora Celia Landmann Szwarcwald, do Icict/Fiocruz, coordenadora do trabalho.

Leia a íntegra: https://bityli.com/sL5O6

Fonte: Icict/Fiocruz

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *