Connect with us

Medicina e Tecnologia

Coronavírus: quase 7 mil atendimentos na telemedicina em 3 meses

A telemedicina em Vitória completou três meses e nesse período, os médicos da rede municipal de saúde realizaram 6.865 atendimentos.

Desde a implantação da ferramenta, o número de médicos atendendo subiu de 24 para 30. Além disso, os profissionais atendem agora tanto por telefone quanto por vídeo.

Queixas

Neste último mês, a média de atendimentos por dia tem sido de 115 pacientes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 60% das queixas dos pacientes são sobre síndrome gripal, que é um dos sintomas da Covid-19. Desses, a maioria (72%) pôde ser acompanhada em isolamento domiciliar. O restante dos pacientes foi encaminhado para atendimento presencial.

Os moradores que mais demandaram o serviço são os bairros Santo Antônio, Jardim Camburi e Jardim da Penha.

Como funciona

Os profissionais de Enfermagem que estão atuando nos atendimentos do 156 acerca do coronavírus seguem um checklist para confirmar alguns sintomas e situações suspeitas e, então, encaminham o usuário para atendimento por telefone com um médico da rede.

Nessa teleconsulta, o médico faz a avaliação do paciente, registrando as informações no formulário eletrônico (Rede Bem Estar) e informando os casos suspeitos de Covid-19 e arboviroses à Vigilância Epidemiológica e às unidades de saúde da capital.

Fonte: Prefeitura de Vitória

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *