Connect with us

Medicina e Tecnologia

Chatbots e suas funcionalidades na área da saúde

É comum dizer que com a atual pandemia da Covid-19 acelerou em anos alguns processos de digitalizações de diversos setores no mundo todo, no entanto, o setor da área da saúde foi um que teve consequências mais profundas por ter interação humana prejudicada.

Algumas mudanças no dia a dia das pessoas são inseridas sem ao menos que elas percebam como por exemplo, o uso de chabots para o auxílio do diagnóstico de coronavírus, o Governo Federal utilizou o chatbot no Whatsapp para tirar dúvidas relacionadas à doença, como também o Governo do Estado de Santa Catarina está desenvolvendo um programa para diagnóstico preliminar com alguns sintomas da doença.

Existe diversas usabilidades do chabot na área da saúde, tais podem variar de uma função mais simples como agendamento de consutas e exames, até as mais complexas como a análise de resultados de exames, passando por resposta a dúvidas, fornecimento de instruções para realização de exames, confirmação de presença em procedimentos e até acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.

Atualmente, é difícil não acreditar no poder da inteligência artificial, principalmente se associada à experiência conversacional que um chatbot é capaz de gerar. Esquecendo as polêmicas, o fato é que eles podem (e devem) fornecer uma ajuda importante para os profissionais da saúde, até que se chegue ao ponto de confiar a uma máquina um diagnóstico que pode impactar vidas humanas.

Fonte: Agência New Voice

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *