Connect with us

Aplicativos

Aplicativo com telemedicina e integração dos dados clínicos para usuários do SUS é lançado pela Prefeitura de SP.

A plataforma integra dados clínicos, atendimento por telemedicina, portabilidade de exames e consultas, além de outras funcionalidades aos usuários SUS em São Paulo.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou o aplicativo e-saúdeSP, uma plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente SUS na capital paulista , além de diversas outras funcionalidades.

Entre os benefícios está a Teletriagem @covid19, que é mais uma alternativa de acolhimento aos pacientes com dúvidas ou sintomas da doença. Com o aplicativo o usuário não precisa ir a uma unidade de saúde, ele responde algumas perguntas na plataforma sobre sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros.

O munícipio recebe de volta um relatório sobre a sua situação contendo todas as orientações necessárias ao paciente, tais como o encaminhamento para uma teleconsulta ou a uma Unidade Básica de Saúde.

Desta maneira o paciente poderá receber orientações complementares, ser medicado (a receita médica é encaminhada diretamente pela plataforma) ou se necessário encaminhado a uma unidade de emergência, com o trajeto monitorado pela central do @Covid. Tudo de acordo com a legislação e as regras de segurança vigentes para a telemedicina.

Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos equipamentos de saúde do município.

Outra funcionalidade importante é o ícone Minha Saúde, em que o usuário do SUS insere, manualmente, dados sobe medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial, entre outros. É mais uma estratégia de estímulo à participação ativa do paciente em seu autocuidado.

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *